Assuma a responsabilidade de seus problemas


Os nossos problemas, as nossas dificuldades, as nossas doenças, infortúnios e a nossa própria infelicidade são frutos de nós mesmos.

“Os sentimentos e ações de um homem constituem a única origem de suas moléstias e infelicidades. A mais ninguém, senão a ele, cabe a culpa ou a responsabilidade por isso. É a semente que ele próprio plantou.”

Essa afirmação é o esclarecimento sobre MISHIRASSÊ (aviso divino).

Enquanto vivermos delegando aos outros a responsabilidade dos nossos problemas incorreremos no erro de querer modificar-lhes. É uma ilusão acharmos que conseguiremos modificar as pessoas, supondo que elas sejam responsáveis pela nossa infelicidade, e que se elas mudarem nos tornará feliz.

Os ensinamentos da PL não existem para modificarmos as pessoas.

Uma vez que eu mesmo produzi aquele fato que me faz infeliz, eu devo procurar a causa em meus sentimentos e ações e modificá-los.

Devemos agir diante das situações sem tentar modificar os outros e sim a nós próprios), tentando enfrentar os obstáculos de uma forma correta.

Aquele que assume a responsabilidade frente às suas dificuldades ou problemas está apto a orar a Deus para que possa superá-los.

Existe uma grande diferença em quem ora a Deus pedindo para sair da dificuldade, sem assumir o seu erro, e quem ora com a consciência espiritual de que somente ele é responsável pela situação adversa que está vivendo.

Exemplos:
· Aquele que não assume a responsabilidade ora da seguinte maneira: Deus, por favor, estou com problemas no meu trabalho. Meus colegas não conseguem me compreender e, portanto, estamos vivendo em briga constante e isso está causando um clima ruim no trabalho. Por favor, faça com que eles percebam os pontos em que estão errando e assim possamos trabalhar em harmonia.

· Quem assume a responsabilidade ora da seguinte maneira:
Deus, por favor, estou com problemas no meu trabalho. Eu não consigo harmonizar com meus colegas, não conseguindo me expressar de forma a ser compreendido por eles. Estamos vivendo em constantes brigas e isso está gerando um clima ruim no trabalho. Por favor, faça-me perceber a melhor maneira de compreender o sentimento deles e também a melhor forma de me expressar a fim de ser compreendida e poder trabalhar em um ambiente alegre . Desde já, peço perdão por fazer prevalecer a minha maneira menosprezando o sentimento dos demais colegas de trabalho.

Dá para ver a diferença?

Quem ora atribuindo a culpa dos problemas aos outros, pede a Deus o impossível. Pede a Deus para que o outro se modifique. Ninguém pode modificar ninguém.

Quem ora assumindo total responsabilidade dos problemas, pede a ajuda de Deus no sentido de poder perceber aquilo que necessita para transformar aquela situação em algo melhor.
Quando oramos a Deus com seriedade e completamente ciente de que aquela desventura é por nossa culpa, pedindo profundo perdão, Deus, na sua misericórdia infinita, faz com que percebamos caminhos que podemos trilhar para modificar.

Assumir a responsabilidade é assumir a culpa por estar vivendo aquele problema.

Quando falamos em culpa é preciso tomar cuidado para não se deixar dominar pela tristeza ou desânimo de ser culpado pelo problema.

A culpa que assumimos deve ser combatida pelo pedido de perdão e tentativas incansáveis de modificar.

A prática de trazer para si a culpa pelos problemas e dificuldades faz com que você consiga reduzir e até mesmo extinguir o sentimento de reclamação.

Claro! Quando eu coloco o outro como culpado pela minha infelicidade eu acabo reclamando dele não é? Agora, será que eu reclamo de mim mesmo? Geralmente não.

2 comentários:

  1. Grande palestra Sensei. Na vida somos nós que decidimos a forma que vamos encarar as coisas, Deus nos dá dois caminhos, a decisão é sempre nossa. Abração

    ResponderExcluir
  2. Mestre, sempre nos chamando para a realidade, para a verdadeira percepção das reações causadas por nossos atos, dentro do preceito de que tudo é espelho. Não há o que duvidar. O bom dessa visão é também a de desenvolver a generosidade para com os outros, não os culpando de nossos mishirassês. Obrigada sempre.

    ResponderExcluir