Palestra: "O intransigente nada consegue"


Fui procurar no dicionário o significado da palavra INTRANSIGENTE. Achei o seguinte:

"INTRANSIGENTE É AQUELE QUE NÃO TRANSIGE, OU SEJA, É AQUELE QUE NÃO É CONDESCENDENTE, NÃO CEDE. DIZ-SE DA PESSOA QUE É INTOLERANTE PESSOA SEVERA."

Fiquei chocado com a ultima definição. PESSOA SEVERA. Essa expressão “pessoa severa”, severa com o quê ou com quem?

Acredito que severa consigo mesma, severa por estar presa ao seu modo de pensar e agir. Não tendo a serenidade de imaginar que existem outras formas, não tem a capacidade espiritual de aceitar que “Tudo é Obra Divina”.

Você tem um compromisso e acaba por pegar um congestionamento no caminho. Por ser tão severo com a pontualidade ou com a necessidade de não se atrasar, não cede, não tem tolerância com o trânsito e acaba por ficar com raiva. Essa raiva nada mais é que a expressão da sua teimosia.

A diretriz do Japão, desse dia, diz assim: “Por ser rígido, se quebra”
Vamos fazer uma analogia com o bambu e o eucalipto: A probabilidade de um bambu quebrar-se em uma ventania é muito menor que um eucalipto, por quê? Porque o bambu tem a flexibilidade e acaba por envergar-se conforme a determinação do vento; já o eucalipto é rígido e após muito sofrer com os golpes de vento, acaba quebrando-se.

Uma pergunta: Diante das Obras Divinas nós somos bambus ou eucaliptos?

Lutar contra a VONTADE DIVINA (Obra Divina) é uma tolice. É realmente como diz a diretriz: quem teima demais só se cansa.

O eucalipto não se quebra na primeira rajada de vento; ele luta com severidade até não mais conseguir aguentar e acaba por perder a luta. Na vida fazemos a mesma coisa, teimamos, teimamos, teimamos e, quando estamos exaustos, acabamos por quebrar.

Muitas e muitas vezes, até quebrarmos, já machucamos muitas pessoas com a nossa expressão de raiva, zanga, preguiça, arrogância, e etc. Todas estas expressões são decorrentes da nossa teimosia.

Vamos procurar praticar a orientação do Mestre Superior que diz:

"Todos pensam que é preciso fazer algo para ter sucesso.
Temos que fazer surgir Obra Divina que modifique tudo.
Precisamos modificar a nós mesmos.
Para modificar, o que temos que fazer?
Desafiar.
Desafiar o quê?
Desafiar o difícil, desafiar as adversidades. Ao desafiar, vai modificar a si e a Obra Divina vai se modificar também."

Hoje, o que orientei para desafiar é a nossa teimosia. Vamos sempre parar e refletir: “Deve existir uma outra maneira”, ou “Se está assim é deste ponto que devo iniciar”.

Vamos treinar durante esta semana o ensinamento de substituir a teimosia por flexibilidade, compreensão, aceitação pela Existência Divina e Suas obras.

Se se basear apenas na sua força, não conseguirá. Por tal motivo, aliamos o objetivo de IMBUIR ENSINAMENTO com a prática sincera e constante do HOSHÔ.
(Mestre Alexandre Levorato, 01/03/2009)

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela palestra Sensei. Falou tudo, parece que recebi orientação individual. Arigatou Gozaimasu!

    ResponderExcluir
  2. Realmente,
    é uma orientação maravilhosa, obrigada.
    Era de Paranaguá, hoje estou em Curitiba.
    Estamos ansiosos para conhecer o novo mestre.
    Seja bem vindo.
    Zuleide

    ResponderExcluir